quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Andar lado a lado




Nos tempos modernos, a vida é muito agitada. Tempo tornou-se um artigo de luxo não somente para altos executivos e pessoas com dois empregos e família para cuidar. As demandas individuais têm crescido para todos. Quanto maior o acesso à informação, maior é sua necessidade.
Imagine agora a cena de dois amigos de longa data que se encontram depois de muito tempo e querem colocar o assunto em dia. Um deles está em meio a mais um dos seus atribulados dias de trabalho quando o outro vem visita-lo (depois de marcar uma hora na agenda, é claro). Fato é que, ainda que o encontro tivesse sido previamente arranjado, o anfitrião dividia sua atenção entre seu velho amigo e as várias interrupções  de seu ambiente cotidiano: telefonemas, questionamentos de seus colegas de trabalho, mensagens de sua secretária, etc.
Em meio a toda essa agitação, ambos resolvem sair para almoçar buscando encontrar maior tranquilidade para conversar. Em vão. O amigo ocupado logo toma a dianteira enquanto fala ao celular. Na tentativa de acompanha-lo, mas não conhecendo o que se passa em sua cabeça, o amigo passa a sua frente e nessa alternância vão até o restaurante.
Entre a escolha do prato e a rápida degustação, eles trocam informações leves e superficiais sobre suas vidas nos últimos anos. Relembram os bons tempos e expressam o desejo de que outras oportunidades de encontro venham a se concretizar. De preferência, em um dia mais tranquilo...
Enfim, o encontro tão esperado se passa e a grande expectativa, reatar os laços perdidos com o tempo, não é realizada.
Agora, coloque-se na posição do amigo visitado (creio que não seja muito difícil). Talvez você troque a secretário pelo filho chorando e os telefonemas de negócios pelos credores em sua porta. Mas, no final, dá no mesmo. Experimente então colocar o Senhor no lugar do amigo que visita. Afinal, é ele quem diz Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20. E é Ele quem quer nos revelar grandes coisas e se tornar nosso amigo.

 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. “ João 15:15
E então, os acontecimentos mudam ou são os mesmo? É necessário que o Senhor marque hora e lugar para falar conosco e nos levar a refletir? Teimamos nós em manter a inconstância no caminhar? Dividimos nossa atenção com as inúmeras circunstâncias quando ele está calmamente esperando abrirmos nosso coração para ouvi-Lo?
Quem somos nós quando tudo passa e aparentemente resolvemos nossos problemas? Onde está nossa alma? Como está nossa consciência? Nossos laços com o nosso maior amigo estão restaurados ou continuam quebrados esperando uma brecha na agenda para, talvez, serem recuperados?
Os amigos só conseguem andar juntos, no mesmo compasso, quando  andam lado a lado! Quando dão-se os braços e compartilham as situações. Quando ouvem os conselhos e se permitem ouvir os problemas para aconselhar. Os amigos só andam juntos quando param de olhar para si mesmos e olham para o outro. O Senhor só será nosso amigo quando deixarmos de pensar apenas nos nossos planos para ouvir os planos ainda mais altos que Ele sonhou para nós!

“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”  Isaías 55.9

Ana Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário