quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Feridas para sempre



Durante esta semana assistir um filme que abordava a questão das mutilações dos genitais femininos, confesso que fiquei impactada com o sofrimento que crianças e adolecentes são submetidas. Procurando mais informação sobre o assunto encontrei o artigo abaixo da revista "MUNDO e MISSÃO".
Creio que a leitura deste pequeno artigo pode provocar uma reflexão sobre quantas mulheres em culturas diferentes são marcadas pelos restos de suas vidas sem ao menos terem a liberdade de escolha.
Quantas vezes levantamos questões egoístas, nos colocando em "papel" de vítímas , esquecendo que temos a liberdade de escolhermos o nosso futuro e a responsabilidade sobre as consequencias que as envolvem, sem nos darmos conta que  em nosso planeta existem sofrimentos reais de mulheres que não puderam escolher algo que para nós é tâo superestimado o prazer de ter prazer.



elo menos 130 milhões de mulheres (a maioria vive na África) são dilaceradas pela amputação dos próprios órgãos sexuais. A cada dia, seis mil meninas seriam obrigadas a se submeter a essa violência ritual. É uma prática atroz, perpetrada em nome das tradições culturais. Um tema intrigante que começa a suscitar a indignação e a reação do mundo.
O debate a respeito das mutilações femininas
Fatma estava com cinco anos, quando foi transformada, à força, em mulher. Naquele dia, despertada pela mãe nas primeiras luzes do dia, foi conduzida à cabana de uma anciã, numa aldeia ao norte da Somália. Deitada na nua terra, Fatma teve mãos e pés amarrados com tiras de pano, ficando imobilizada. A mãe apertou-lhe fortemente as mãozinhas e lhe disse para ficar calma, tranqüila, e não se preocupar. “Eu estava confusa, não sabia o que estava acontecendo – conta Fatma – mas depois vi a lâmina da navalha e explodi em choro”.
As lembranças passam a ser pesadelos: “Senti uma dor lancinante que me arrancou um fortíssimo grito. Vi entre as minhas pernas um rio de sangue e desmaiei. Quando me recuperei, não tinha mais força para levantar... me senti diferente... era uma outra pessoa”. Hoje, Fatma, com quarenta anos, trabalha para uma associação humanitária e está em primeira linha no combate para os direitos da mulher, junto com outras centenas de ativistas africanas e árabes (feministas, políticas, médicas, advogadas, ex-curandeiras tradicionais).
No verão passado, foi até a cidade do Cairo, capital do Egito, para participar de uma importante conferência internacional com nome emblemático: “Instrumentos legais para prevenir as mutilações femininas”. Foi um evento histórico (embora logo esquecido) que obrigou o mundo da mídia a se ocupar de uma antiga e terrível forma de violência que atinge as mulheres, especialmente as da África.
Conseqüências devastadoras
No mundo, existiriam 130 milhões de mulheres (100 milhões seriam africanas) que foram literalmente dilaceradas pela amputação dos seus órgãos sexuais e, conforme estimativas comprovadas, mais de 6 mil meninas, a cada dia, são submetidas a esse tipo de violência. Cortam-lhes o clitóris, com facas, lâminas de navalha, fragmentos de vidros, sem a mínima assepsia nem anestesia.
De outras, são arrancados os genitais inteiros. Outras são submetidas à infibulação, chamada também de circuncisão faraônica, que é uma intervenção devastadora na psicologia da mulher, perigosa para a saúde e pode ser repetida outras vezes na vida. Essas práticas rituais são difundidas especialmente em 28 países do continente africano, mas também no Extremo Oriente e, ultimamente, na Europa e nas Américas, como conseqüência do fluxo migratório.
Comportam muitos riscos para a saúde e sobrevivência das jovens e das mulheres submetidas, seja porque realizadas por pessoas incompetentes, seja pela total ausência de normas higiênicas. São comuns, portanto, as hemorragias, infecções e, futuramente, as relações sexuais extremamente doloridas e os graves problemas no momento do parto, além da morte que ceifa muitas, após o ritual. Além dessas conseqüências físicas, existe o dano psicológico das mulheres que ficam excluídas de uma normal e equilibrada vida sexual.
Cultura ou barbárie?
A mutilação dos genitais femininos são antigas tradições rituais, costumes que procedem das noites do tempo. Estão difundidas na faixa saeliana e oriental da África entre populações cristãs, animistas e muçulmanas, embora não tenham origem nem na Bíblia nem no Alcorão. Em algumas etnias do norte do Quênia e do Mali, essas mutilações fazem parte dos ritos de iniciação das meninas à idade adulta.
Para outras comunidades rurais, as mutilações genitais seriam a garantia da virgindade da mulher, da sua fidelidade e da sua fertilidade, e se traduzem como um eficaz método de controle sobre a sexualidade feminina por parte do homem (pai ou marido). A excisão do clitóris em algumas tribos da Somália e do Sudão, serviria para aumentar o desejo sexual e protegeria a mulher de tentações, a fim de preservar a sua castidade até o matrimônio.
Na Etiópia, é difundida a crença que os genitais não excisos cresceriam até o tamanho dos genitais masculinos. Noutra regiões, o clitóris é tido como um órgão agressivo e perigoso, quase mágico. No Egito, os genitais femininos externos são considerados “impuros” e a menina que não for circuncisa é chamada de nigsa, isto é, suja. Na Somália, uma mulher não infibulada é considerada uma mulher de costumes fáceis e, portanto, será expulsa da aldeia ou do bairro onde mora.
Proibir não é suficiente
Da citada Conferência do Cairo sobre as mutilações femininas, participaram várias líderes e políticos africanos, como a mulher do presidente do Egito, Suzana Mubarak, Miriam Lamizana, ministra de Burkina Faso, Gifti Abassiya, ministra das mulheres da Etiópia, e Bassine Niang, ministra do Senegal para os direitos humanos, a primeira advogada do tribunal em Dakar.
Todas, embora com enfoques diferentes, insistiram sobre a importância da educação e da sensibilização como instrumentos fundamentais para vencer a batalha contra as mutilações das mulheres. As leis proibicionistas por si, porém, não bastam. Em muitos países africanos, já existem leis penais e civis que punem os que praticam as mutilações, mas não são aplicadas ou são inúteis, visto que essas acontecem na clandestinidade.
No Egito, por exemplo, uma lei de 1977 proíbe essas práticas sem meios-termos, todavia, elas continuam e os responsáveis não são punidos. Longe das grandes cidades, as leis nem sempre conseguem inibir a opinião dos líderes das comunidades, dos dignitários religiosos e a tradição secular das famílias.
A opinião mundial pode ajudar
A batalha contra essas mutilações ainda é difícil porque, além delas serem defendidas como tradições culturais e tribais arraigadas há séculos, defronta-se, também, com o silêncio, o medo e a reticência das mulheres africanas. A solução, portanto, está condicionada a uma tomada de consciência das mulheres-vítimas. Muitas delas preferem perder a sexualidade antes de perder a autonomia e o poder, privilégios concedidos somente àquelas que obedecem à cultura e à tradição da sociedade patriarcal que domina o ambiente em que estão inseridas.
As moças africanas, que fogem dessas práticas, desonrariam a família e são colocadas num nível social mais baixo na sociedade étnica e têm escassas possibilidades de se casar. Hoje, há quem ouse se rebelar e lutar para mudar a situação. São mulheres africanas e de outros países que aderem à campanha internacional “Stop-FGM. Stop às mutilações genitais femininas”, lançada pela Associação italiana de mulheres para o desenvolvimento (Aidos), em colaboração com a Associação das mulheres da Tanzânia (Tamwa) e, ainda, com a “Organização não há paz sem justiça”.
Essas campanhas de âmbito mundial são apoiadas pela Comissão Européia que quer envolver homens, mulheres e as estruturas sanitárias do todos os países contra essas barbáries. Todas essas associações pretendem discutir a temática da mutilação, porque, como proclama o manifesto da Conferência do Cairo: “O silêncio é o melhor amigo das mutilações genitais femininas”.
Fonte: Revista África
Um site para participar da
campanha “STOP-FGM”
Para maior entendimento dessas práticas e como podem ser combatidas, para conhecer quais leis nacionais e internacionais podem ser invocadas contra essas violações, a campanha internacional “STOP-FGM” criou uma página na internet, realizada com a contribuição de várias entidades não-governamentais da África e de outros países. A internet é um válido instrumento para conhecer essas práticas desumanas, pois apresenta testemunhos pessoais das vítimas e projetos realizados para contrastar a prática.

Para acessar: www.stopfmg.org

por Laura Costantini







"Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus."  Isaías 54:6


Nenhum comentário:

Postar um comentário