sábado, 11 de dezembro de 2010

Quando a depressão vem



 Mentes e corações guardados pela paz de Cristo

" Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Fp 4:6,7




                                                                                                                                                                          
Vivemos num mundo em conflitos. A ansiedade é algo que faz parte do mundo ocidental, onde o homem vive uma vida em busca de satisfazer os seus desejos; onde os interesses humanos estão cada vez mais individualizados; onde o consumismo tomou conta das pessoas que não querem satisfazer apenas uma necessidade, mas a vaidade de seus corações buscando por coisas novas, mesmo que estas não sejam realmente o que precisam. Tudo isso é o que está latente nas mentes o nos corações humanos. A violência é outro fator relevante: famílias destroçadas; o desrespeito pela vida humana, etc, de modo que as pessoas vivem completamente ansiosas, angustiadas e frustradas com o sistema de governo existente, que não satisfaz às necessidades básicas do ser humano tais como: Segurança, laser, saúde, etc. Todos esses fatores levam o homem a viver uma vida de ansiedade e conseqüentemente à depressão.
A depressão (melancolia) é uma forma de morte emocional e psíquica, onde a pessoa deprimida perde o gosto pela vida e o sentido de viver.
Veremos apenas algumas de suas características: perda de interesse ou prazer por todas ou quase todas as atividades; propensão ao choro e irritabilidade.  A incapacidade de reagir diante de novas situações ou problemas distingue o estado depressivo de outras condições emocionais. Dá uma incapacidade na pessoa e esta vê-se impedida de comandar ou dirigir suas atividades habituais, sente-se derrotada, tomada por uma sensação de profundo desespero.
Qual deve ser a nossa atitude diante da ansiedade e depressão à luz da Palavra de Deus?
Um fato interessante é que Deus sempre preocupou-se com o ser humano para que esse fosse plenamente feliz. Toda essa preocupação manifestou-se através da vinda de seu filho ao mundo.
A vida de Jesus manifesta o desejo do próprio Deus, de ver o bem estar do ser humano. Para Ele, o homem era e é visto de forma singular, como um todo.
É de grande relevância no ministério de Cristo a integralidade do homem (mental, emocional e espiritual). Todos esses elementos quando vividos segundo os ensinamentos de Cristo, são refletidos na humanidade, através de seu comportamento acerca de si mesmo e com o seu próximo, o que o leva a ter uma vida saudável e abundante.
Em I Sm 1: 9-11 Relata a história de Ana que encontrava-se em profunda angústia e chorava amargamente, por motivo de ser estéril e ter que suportar as afrontas de sua “rival” que se chamava Penina (v:6). Além de sofrer discriminação diante de seu povo, Penina piorava ainda mais a situação de Ana, deixando-a irritada, lançando em seu rosto a sua situação (o fantasma da culpa por ser estéril que assutava, porque coube muito mais à mulher o ônus à família, pois tinha a obrigatoriedade de gerar filhos (Ivonet boechat – Visão Missionária). Porém Ana entra na presença de Deus e lança sobre ele toda a sua ansiedade, ela derrama a sua alma enquanto fazia a sua oração ao Senhor, diante daquele que tudo vê (v:11).
No (v: 18) diz que no fim de sua oração, ao lançar sua ansiedade diante de Deus, Ana já era outra mulher em sua aparência, e o que é maravilhoso é que no (v: 19) o Senhor respondeu a oração de Ana lembrando-se dela.
Após receber a reposta do Senhor Ana chega a sua presença com um coração cheio de ação de graças (Pv 15: 13-15).
A inércia não pode curar a inquietação. É preciso tomar atitude de viver uma vida em constante oração e não ficar apenas se lamentando.
Observe através desta ilustração que na verdade Ana recebeu a vitória já ao final de sua oração, isto é, sua oração foi ouvida naquele momento em se lançou diante de Deus, mas esta veio a se concretizar depois. Qual tem sido o seu comportamento diante da ansiedade e depressão? Você tem lançado tudo diante do Pai? Deus te convida a derramar a sua alma diante dele, pois ele está pronto a ouvi-lo e atendê-lo meu amado irmão (a). Queridos irmãos (as) Deus nos ama!
                                                                                                                                                                 Eliane Marques




"O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo."   PV 15: 13-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário