domingo, 11 de setembro de 2011

Conciência ecológica na limpeza da casa



" Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça."  Provérbios 31:27



Ao reconsiderar os métodos de limpeza, é possível poupar dinheiro e reduzir o impacto no meio ambiente.

Como manter a casa limpa

Além de ser fundamental para uma vida saudável, é prazeroso morar numa casa limpa. Uma rotina regular de limpeza manterá a sujeira sob controle e reduzirá o mofo e as substâncias que produzem alergia. Limpar pouco mas com freqüência é a solução - se você limpar a poeira e a sujeira antes que grudem, não precisará de produtos químicos fortes.





Dica

A utilização de utensílios como escovas ou palhas de aço reduz a necessidade de usar substâncias químicas de ação rápida


 

Dez passos para uma limpeza melhor

  1. Impeça a entrada da sujeira. Ponha capachos de boa qualidade em todas as entradas da casa para absorver a sujeira. Os tapetes ficarão mais limpos e durarão mais.
  2. Adote a prática de entrar em casa sem sapatos para evitar a sujeira de fora. Providencie um local para os sapatos na entrada e uma cadeira para incentivar as pessoas.
  3. Arrume as pequenas desordens à medida que se formarem e não terá de enfrentar uma tarefa muito grande ao fim do dia.
  4. Em vez de usar o produto de limpeza mais forte, opte por alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente. Na maior parte das vezes, funcionarão bem.
  5. Aja rápido em casos de respingos e manchas. Você não apenas perceberá que a limpeza é mais eficaz, como também precisará de menos substâncias químicas para dar conta do trabalho.
  6. Dê tempo para os produtos de limpeza agirem e verá que pode usar uma quantidade menor deles. Deixe que os limpadores de mofo e de forno atuem durante a noite, por exemplo.
  7. Use menos quando aplicar limpadores domésticos, quer sejam marcas comerciais ou opções mais naturais. Você descobrirá que, às vezes, é suficiente limpar com um pano úmido.
  8. Use a força do braço. Escovas, esponjas de aço e panos são a primeira linha de defesa contra a sujeira e reduzem a necessidade de substâncias químicas abrasivas.
  9. Use materiais reciclados para limpar as superfícies da cozinha e do banheiro. Camisetas e toalhas de algodão são perfeitas.
  10. Estabeleça uma rotina de limpeza para manter a casa funcionando de modo eficiente. Assim, mesmo que esteja muito ocupado, pelo menos saberá que deu conta do básico a cada semana.


.



Kit de limpeza



Dica
O uso de substâncias químicas na limpeza doméstica pode causar crises de asma e problemas respiratórios.
Surpreendentemente, você precisa de poucos utensílios para limpar a casa. Recicle objetos ou compre equipamento durável.
Recicle
  • Camisetas e toalhas de algodão: corte em retalhos para um suprimento de panos de limpeza.
  • Meias de algodão ou de lã sem par: use como panos de pó.
  • Escovas de dentes: use para limpar torneiras e áreas de difícil acesso.
  • Escovas e pincéis de barba: use para tirar o pó de artigos delicados.
  • Frascos de spray: mantenha à mão para soluções de limpeza caseiras.
Compre novo
  • Vassouras macias de cabo longo: as mais caras com cerdas de boa qualidade absorvem melhor a sujeira.
  • Vassouras e pás de lixo: guarde-as perto das áreas de grande atividade, prontas para limpezas rápidas.
  • Esfregão com esponja de cabo longo e balde: prefira esfregões com extremidades fortes substituíveis.
  • Para a cozinha: esponja de lavar, escova para limpar legumes e esponja de aço fina para polir.
  • Para o banheiro: escova de vaso sanitário e balde.
A tecnologia da microfibra
  • Comece com um pano ou luvas de uso geral. Existem vários tipos para aplicações diferentes, desde limpar vidros até lavar carros.
  • Saiba comprar - os panos de microfibra mais caros não são necessariamente os melhores, mas os mais baratos tendem a ser inferiores.
  • Não use amaciante de roupas ao lavar panos de microfibra. Eles amaciam as fibras, tornando-os inúteis. Também evite secá-los na secadora.
  • Limpe as janelas com o pano de microfibra assim que ele sair da máquina de lavar. Ele estará com a umidade ideal depois do ciclo da centrífuga.
  • Panos de microfibra úmidos removerão bactérias. Seque a superfície depois do uso como cuidado extra.
Panos de Microfibra
Embora feitos de fibras sintéticas (poliéster e poliamida), os panos de microfibra têm lugar no kit de utensílios ecológicos. Graças ao modo como as fibras são arrumadas, os panos de microfibra coletam a sujeira sem adição de produtos químicos de limpeza. Eles são mais absorventes que os têxteis naturais, recolhem a sujeira e a gordura sem arranhar, são fáceis de usar em quase todas as superfícies e podem ser lavados e reutilizados. Compre panos de boa qualidade e faça com que a energia usada em sua produção valha a pena.

Aspiradores de pó
O uso semanal do aspirador de pó recolherá a poeira antes que ela grude e manterá ácaros e traças sob controle.
  • Aspiradores de pó de potências mais altas não têm, necessariamente, um poder de sucção maior. Informe-se antes de comprar e certifique-se de que o aparelho que escolher é apropriado para as superfícies que deseja limpar.
  • Você quer um sistema que use sacos? Os sacos de papel descartáveis fazem menos sujeira que os sacos de pano ou outros recipientes, mas são menos econômicos.
  • Indague sobre o sistema de filtragem, especialmente se alguém em sua família tiver asma ou sofrer de alergia. Os melhores filtros, conhecidos como filtros HEPA (filtragem de ar de alta eficiência), capturam pequeninas partículas de poeira e alérgenos que, do contrário, seriam soprados de volta ao ambiente pelo sistema de exaustão do aspirador.
  • Prefira os modelos que possuem um dispositivo que avisa quando se deve trocar o saco ou o recipiente. Sacos cheios desperdiçam energia.
  • Opte por modelos com botão de força variável, que permite usar menos sucção em itens delicados.
  • Acessórios potentes utilizarão mais energia, mas aumentarão a eficácia da limpeza dos tapetes.
  • Se você limpar tapetes, opte por um aparelho que ofereça ajuste de altura. Isso impede o desgaste de seu tapete e do motor do aspirador.
    Seleções do Reader's Digest, do livro "Salve o Meio Ambiente".  "HowStuffWorks - Como manter a casa limpa".  Publicado em 13 de fevereiro de 2008  (atualizado em 11 de maio de 2009)
    http://casa.hsw.uol.com.br/como-manter-a-casa-limpa1.htm  





"Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim." Hebreus 3:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário