domingo, 4 de setembro de 2011

O modelo que precisamos ter

Desde que entrei na universidade, deparo-me com a palavra modelagem. Ela está relacionada com tudo o que se estuda na área científica.

A modelagem pode ser definida como o ato de representar sistemas reais através de equações matemáticas Seu objetivo é encontrar um padrão que permita prever resultados, comportamentos.

De forma muito obstinada, os seres humanos tem se esforçado para modelar tudo quanto possível na natureza. Ambientes gráficos visualmente incríveis, tabelas de dados com infinitas informações, centenas de expressões matemáticas e gigas e gigas de memória se unem para tornar isso possível e nos levar ao caminho do desenvolvimento tecnológico.



Mas, infelizmente, essa busca por modelos tem se concentrado apenas na nossa vida secular. No cenário espiritual, cada vez mais pessoas buscam fugir do modelo de vida que Deus nos concede através da Bíblia: Jesus.

A vida de Jesus nos mostra como agir nas mais diversas situações. Ele nos ensina padrões de conduta e indica comportamentos que tornam a vida em sociedade mais prazerosa e agradável. Jesus é o modelo que nos conduz à comunhão com o Pai.


Jesus nos ensina a amar apesar das circunstâncias


Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
Mateus 5.44


Jesus nos ensina o que colocar em primeiro lugar

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Mateus 6.31,33

Jesus nos ensina a ter palavra

Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno"
Mateus 5.37

É importante ressaltar que, para um modelo poder ser aplicado em situações diversas, ele precisa ser uma simplificação da realidade. Assim acontece com o modelo passado por Jesus. Tomar atitudes cristãs não implica em perder personalidade ou ser igual a todos os outros cristãos. Uma mesma forma pode produzir inúmeros pães. Padrões serão comuns, mas as individualidades serão preservadas sempre. Paulo não era igual a Pedro que não era igual a Mateus, mas todos seguiam o modelo de Cristo.

“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.”

1Coríntios 11.1

Não sei se a questão é a tendência humana de querer criar seus próprios modelos, ou a tentação de viver sem modelos, e sem regras (o que acaba sendo um novo modelo). O fato é que creio que a Palavra de Deus é o modelo perfeito que nos conduz pelo caminho correto. Ela foi inspirada por quem melhor pode conhecer os parâmetros (as características) para modelar a vida: o próprio Criador da Vida.

Negar esse modelo e tentar construir seu próprio pode ser tentador, mas certamente levará a falhas humanas difíceis de serem contornadas. Não queira ser seu próprio senhor. O Pai celeste estende a mão e te convida a seguir o melhor modelo existente: o genuíno modelo cristão.


                                                                                                                      Ana Carolina Deveza

Nenhum comentário:

Postar um comentário