Um novo ano se inicia e com ele novos planos surgem em nossas mentes. Novos desafios, novos objetivos. Trata-se de uma nova fase de nossa jornada.
No texto de Josué 1: 1-11, o povo de Israel também está iniciando uma nova etapa. Estão a ponto de conquistar a tão sonhada terra prometida. Certamente, sentiam a ansiedade e a motivação que nos cercam nessa época do ano. Consigo imaginá-los sonhando com a nova casa, as novas atividades e todas as novidades que envolvem uma mudança.
Nesse contexto, Josué recebe de Deus conselhos que podem ser aplicados ao nosso dia-a-dia.
Conselhos:
· “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.” Josué 1:7
A Bíblia contém todas as orientações de Deus para o nosso viver. Meditar na Palavra de Deus não é fácil e, por isso, a dica é se esforçar. Se esforçar e ter bom ânimo! Dedicar-se com alegria!. Dessa forma, não importando as circunstâncias enfrentadas, agiremos segundo a vontade do nosso Pai. A boa, perfeita e agradável vontade do Pai.
· “Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes.” Josué 1:11
Da mesma forma que o Senhor ordenou que Israel se preparasse fisicamente (guardando alimento) para atravessar o grande obstáculo que viria pela frente, Ele manda que nos preparemos também. As dificuldades virão, logo, precisamos de um plano em mente para enfrentá-las e precisamos do alimento espiritual (a Bíblia).
Para que as famosas resoluções de Ano Novo se concretizem, é importante submetê-las ao Senhor, listá-las em ordem de importância, verificar o que é preciso para realizá-las e seguir os conselhos dados a Josué!
Ana Carolina Deveza
Nenhum comentário:
Postar um comentário