sábado, 5 de fevereiro de 2011

Amar é...

Previnir


"Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." 3 João 1:2


O dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. A data, que foi instituída pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), em 2006, marca a importância de promover mundialmente informações sobre a prevenção e o controle da doença.

Com as mudanças no estilo de vida da população, observamos o aumento na incidência de diversos tipos de cânceres em jovens, especialmente o aumento do câncer de mama em mulheres com menos de 45 anos.

As mudanças no estilo de vida da população como a má alimentação, hábitos como fumar e beber o sedentarismo, auxiliam para que essas doenças ocorram com maior propensão. Nas mulheres ainda devemos considerar que, a exposição maior aos hormônios provocada pelo uso precoce de pílulas anticoncepcionais, a gravidez tardia e pouco tempo de amamentação estão propiciando essa condição.

Dentre as doenças que mais têm atingindo a população jovem, o câncer de mama, em mulheres com menos de 30 anos, pode ser destacado.

Segundo a drª Célia Tosello, chefe do departamento de Oncologia Clínica do IBCC, "O completo amadurecimento das mamas ocorre na gravidez e aleitamento materno. A mulher moderna, acumula uma série de tarefas dentro e fora de casa, levando a retardar a vontade de engravidar. Essa decisão de gravidez numa idade mais adulta leva a exposição maior da mama ainda jovem, isto é , não totalmente amadurecida, a agentes carcinogênicos capazes de provocar mutações nas células e levar ao aparecimento do câncer de mama".

Outros tipos de câncer também vêm tendo uma incidência maior nos jovens. Pode-se considerar a conscientização e as novas tecnologias hospitalares, como fator para o aumento de número de diagnósticos. Mas também devemos analisar a real mudança no estilo de vida da população nos últimos anos.. 

"Outro fator importante a ser considerado é a má alimentação. A maioria das pessoas mantém uma alimentação pobre em frutas e verduras e rica em frituras, carboidratos, sal e conservantes, encontrados principalmente nas refeições rápidas, o que também aumenta o risco de desenvolver câncer". - reforça a oncologista.

O Dia Mundial do Câncer serve como um alerta e reflexão sobre nossa postura perante a saúde, que deve ser de prevenção das doenças, investindo mais em exercícios físicos e alimentação saudável





Cuidados para evitar o câncer de mama.

A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.
Algumas das precauções que podem ser tomadas:
  • Fazer visitas anuais ao ginecologista;
  • Fazer o auto-exame uma vez por mês;
  • Submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.
O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.


O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário